Veja os 5 maiores erros em um projeto eletrônico

Quem está na fase inicial de criação de um projeto eletrônico, pode ter dificuldades nessa fase, não é mesmo? Não importa se a empresa é grande ou pequena, quem deseja investir em alta tecnologia precisa seguir alguns passos muito importantes.

Entre eles estão a previsão de custos, estimativa de riscos, criação de uma rede de parceiros e disposição para mudar de rumo no meio do caminho.

Essas são apenas algumas das orientações principais para um projeto eletrônico de excelência.

Mas  nem todas as empresas levam em conta todos esses detalhes  antes de fazer o projeto na prática.

Porque qualquer inovação envolve risco, o que pode reforçar uma ideia de “tudo ou nada”. E no fim, pode ser bastante perigosa.

Mesmo com muitos riscos envolvidos, é possível saber, antes mesmo de começar, que as chances de jogar dinheiro fora são grandes ou pequenas. E para isso, evitar os 5 riscos abaixo ajudam na conquista de bons resultados.

Veja os 5 maiores erros em um projeto eletrônico

Imagem: Getty Images

Falta de um estudo

O sucesso de um projeto eletrônico necessita de recursos suficientes para executá-la até o final e o projeto ser rentável.

Portanto, ele deve oferecer lucratividade para a empresa. E um estudo de viabilidade verifica se os custos podem ser cobertos e se o tempo e dinheiro gastos no projeto.

Na ausência deste estudo, a otimização do controle é afetada, podendo comprometer o projeto em andamento e até mesmo futuros.

Cronograma desestruturado

O cronograma sempre deve ser pensado de forma estratégica. Porque analisando cuidadosamente cada detalhe é possível estruturar uma linha do tempo de execução do projeto eletrônico.

E na falta de um cronograma estruturado e bem analisado, possíveis erros e atrasos poderão impactar as obras.

Falta de comunicação

A comunicação também é peça chave para qualquer trabalho que realizemos. Portanto, na organização de um projeto, então, ela é totalmente indispensável.

Quando não há comunicação, as chances de erros e decisões equivocadas são maiores. Por isso, é essencial que todos os colaboradores tenham em mente a quem eles devem recorrer em casos de dúvidas, problemas ou sugestões de melhorias.

Mudanças no escopo do projeto

O escopo de um projeto deve guiar todos os responsáveis que estarão trabalhando nas atividades. Ele deve ser organizado e redigido durante o planejamento e o alterado o menos possível no decorrer dos trabalhos.

Entretanto, é impossível que não haja mudanças com o passar do tempo. É natural que imprevistos aconteçam, por exemplo. E é normal, também, que elas sejam consideradas durante a criação do escopo.

A empresa deve estar preparada para lidar com essas mudanças.

Não assumir a possibilidade de riscos

Qualquer projeto, inclusive o eletrônico, representa riscos. Assim, a equipe precisa ter em mente que errar não é um fracasso; mas não admitir a possibilidade de um erro, por outro lado, pode ser.

Gostou de saber mais sobre os maiores erros de um projeto eletrônico? Aproveite para conhecer outros conteúdos do nosso blog.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.