A reciclagem de placas eletrônicas tem se tornado algo muito popular no Brasil. Muitas pessoas ainda não têm essa consciência, mas as placas eletrônicas de computadores, televisores e celulares contam com um ótimo valor, mesmo quando não estão mais funcionando. Ou seja, a reciclagem de placas eletrônicas não só protege o meio ambiente, mas também auxilia empresas em relação a maior produtividade e gera emprego a muitas pessoas.

Entretanto, atualmente, a quantidade de placas eletrônicas que passam por este processo ainda é mínima. O fato precisa ser revertido o quanto antes, pois a cada ano o lixo eletrônico aumenta mais em nosso país.

Imagem: Pixabay

Benefícios da reciclagem de placas eletrônicas

A reciclagem de placas eletrônicas podem trazer diversos benefícios, sobretudo, para as empresas que fazem este processo. Além de, é claro, mudar a realidade do meio ambiente e da sociedade, este processo garante vantagens competitivas. Ou seja, a empresa consegue reaproveitar peças e ainda gerar mais empregos.

Vale lembrar que as empresas que exercem as políticas de reciclagem ainda contam com a vantagem da adequação do ISO 14001, que é a certificação de gestão ambiental.

Por onde começar?

Muitas empresas entram na onda da tendência, mas não se dão conta de como o processo realmente deve ser feito. Portanto, abaixo você encontrará alguns pontos nos quais se deve prestar atenção.

Comece olhando o seu redor

Reciclar resíduos e trabalhar a logística reversa são etapas essenciais para o processo, mas é preciso pensar além disso. Um dos primeiros passos para o sucesso da reciclagem de placas eletrônicas é começar revendo como está sendo a produção dentro da empresa.

É importante verificar a calibragem das máquinas, buscar pela redução dos erros e, por fim, revisar todo o processo. A mudança nestes três pilares fará com que o processo de reciclagem aconteça perfeitamente.

Elimine o que não for necessário

O produto no qual você está criando tem um item de difícil decomposição? Por que não refletir se o componente é realmente necessário. Parar e olhar para o seu produto, buscando alternativas para o melhorar eletronicamente e sustentavelmente é um ponto essencial para eliminar o que não for necessário.

Reveja seus parceiros e fornecedores

Sua empresa já tem os processos em relação a reciclagem de placas eletrônicas bem desenhados? É importante que você tenha parceiros e fornecedores que também colaborem com esta prática. Portanto, busque conversar com todos que fornecem implementos para você e, se for o caso, reveja a sua lista. Isso fará toda a diferença para o sucesso do processo.

Importância da reciclagem de placas eletrônicas

A reciclagem é essencial para a preservação dos nossos recursos naturais, ou seja, os que são finitos. Reduzir, reciclar e/ou reutilizar são pontos que devem fazer parte do nosso dia a dia permitindo um melhor desenvolvimento econômico, social e ambiental.

De maneira geral, a reciclagem de placas eletrônicas beneficia não apenas o meio ambiente, mas toda a sociedade. Pensar em reciclagem é pensar em um todo, em um bem comum.

Enfim, que tal adotar a reciclagem de placas eletrônicas em sua empresa? Pense mais sobre o assunto e adote essa ideia. Aproveite que chegou até aqui e confira tudo sobre o nosso trabalho e os diversos outros conteúdos que postamos por aqui!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *