Placas eletrônicas: por que investir na rastreabilidade

Como sabemos, o gradativo aumento na produtividade das indústrias é resultado de soluções automatizadas derivadas de inteligência e automação. E na indústria 4.0, também conhecida como a indústria do futuro, os investimentos em digitalização têm levado ao avanço na implantação de sistemas de rastreamento de placas eletrônicas em nome de um maior controle de qualidade da montagem.

Entenda a seguir os principais benefícios desse sistema de rastreabilidade, bem como seu papel na indústria 4.0!

Placas eletrônicas: por que investir na rastreabilidade

Imagem: Getty Images

A relação da indústria 4.0 com a rastreabilidade

De modo geral, na indústria 4.0 todas as empresas envolvidas na montagem de placas eletrônicas possuem acesso ao histórico do produto.

Em outras palavras, por meio da rastreabilidade, fica mais fácil identificar quais componentes foram usados na produção de cada peça, minimizando perdas e reduzindo os custos ao consumidor.

Além disso, os sistemas de rastreabilidade monitoram os trabalhos em andamento por meio de marcações de identificação capazes de direcionar o WIPS a diferentes estações.

E como as placas de circuito impresso passam por rigorosos testes, cada um é registrado e inspecionado a fim de garantir qualidade ao entrar no mercado.

Benefícios de sua indústria aderir a rastreabilidade de placas eletrônicas

Falando um pouco sobre os benefícios proporcionados pela rastreabilidade de placas eletrônicas, podemos mencionar:

  • Controle sobre o tempo de montagem de cada produto, contribuindo por um maior planejamento de marketing, logística e distribuição de uma indústria. No caso, esse tempo pode ser calculado a partir do histórico de produção ou de programas de simulação;
  • Como diversos testes são feitos antes das placas serem entregues ao consumidor final, a rastreabilidade contribui por uma maior precisão nessa etapa. Isso porque, os códigos possuem informações sobre o que foi realizado naquele material, contribuindo pela redução de custos;
  • Graças a rastreabilidade, é possível constatar em qual etapa, item ou componente está o defeito da placa caso algum apareça. Consequentemente, o problema será resolvido de forma mais rápida,
  • Custos de manutenção e operação também são reduzidos, aumentando a produtividade em ambientes com baixa luminosidade.

Como viu, atrelado à indústria 4.0, a rastreabilidade na montagem de placas eletrônicas só irá oferecer mais qualidade à você, consumidor final desses elementos.

Assim sendo, a Golden Plac atua há mais de 10 anos nesse segmento, buscando aperfeiçoar suas técnicas de produção e atender perfeitamente às demandas de cada cliente.

Continue ligado em nosso blog para saber mais sobre a gente ou, se preferir, entre em contato pelos telefones (11) 5811-0528 e (11) 5811-0600 ou e-mail contato@goldenplac.com.br!

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.