Montagem Industrial de Eletrônicos: conheça os desafios

Você conhece os desafios de realizar uma montagem industrial de eletrônicos, de forma competente? Para isso, é necessário estar atento a uma série de pequenas questões que envolvem todo o processo.

Cada etapa é muito importante para alcançar um resultado de sucesso. Por isso, é fundamental conhecer os desafios e, principalmente, as melhores práticas para solucioná-los.

Porque  a montagem industrial de eletrônicos, quando bem executada, traz uma série de benefícios  para as empresas. E em caso de qualquer falha, todo o projeto fica comprometido.

Saiba mais quais são os desafios enfrentados e o que você deve analisar na montagem industrial de eletrônicos.

Montagem Industrial de Eletrônicos: conheça os desafios

Imagem: Canva

Layout

O desenvolvimento de layout de uma placa eletrônica precisa seguir precisamente determinadas regras. Por isso, há um cuidado com a localização dos componentes próximos da borda, que podem sofrer danos.

A ausência dos pontos fiduciais, que são partes determinantes do projeto, também é outro problema que deve ser evitado. Eles servem como pontos de controle e guia de localização.

E a distribuição adequada de peças e componentes irá otimizar o processo. No final, um layout correto será o grande responsável para obter uma montagem industrial de eletrônicos bem sucedida.

Estocagem

Fazer o planejamento de estocagem precisa considerar todas as variáveis dos componentes eletrônicos. A qualidade e as propriedades do material fazem a diferença na opção pelo processo de acondicionamento mais adequado.

Longos períodos, condições do ambientes, temperatura, entre outros, são fatores determinantes para a montagem industrial de eletrônicos.

O resultado de uma estocagem inadequada pode chegar até a uma deterioração com perda total. O que é um grande prejuízo para as empresas.

Press Fit

Usar  tecnologias não tradicionais na montagem industrial de eletrônicos representa uma série de vantagens, como soluções inovadoras e alternativas diferenciadas.

Mas uma nova rotina de procedimentos requer uma cautela redobrada. O Press Fit é uma dessas opções não-tradicionais com diversos benefícios e uma garantia de ótima conexão e soldagem.

A recomendação para evitar danos aos componentes é a criação de um fixture (gabarito), individual para cada PCB. Um gasto que precisa ser previsto desde o orçamento inicial.

Obsolência

Uma pesquisa prévia de produto e fabricante é o melhor começo para evitar que o projeto tenha prejuízos, com a compra de componentes obsoletos e comprometa a montagem industrial de eletrônicos.

Além disso, é possível ainda fazer comparações com outros componentes que podem obedecer aos requisitos do projeto.

Outra questão envolve os projetos de longa duração que, por vezes, podem contar com componentes que se tornaram obsoletos no decorrer do tempo.

Gostou de saber como avaliar a viabilidade de um projeto eletrônico? Aproveite para conhecer outros conteúdos do nosso blog.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.