Para quem atua no segmento de montagem de placas eletrônicas ou desenvolve produtos eletroeletrônicos, já deve ter ouvido falar do termo Lead Free. Neste artigo, saiba um pouco mais sobre essa tecnologia e como a adoção da mesma tem se tornado muito importante tanto do ponto de vista ambiental quanto comercial!

Conheça a solda Lead Free e saiba o porquê de sua importância para a indústria. (Imagem: Unsplash)

O uso de uma liga de solda para a montagem da maioria das placas eletrônicas é imprescindível, uma vez que ela desempenha a função de unir os componentes eletrônicos à placa e, deste modo, permitir a conexão elétrica destes componentes com o restante do circuito.

No passado, era muito comum a utilização de solda feita com a liga de chumbo e estanho para a montagem de placas eletrônicas, entretanto, devido a alta toxidade do chumbo, essa liga tem sido abolida em vários países. O chumbo é um metal pesado que pode contaminar a água, o ar e o solo.

Atualmente, a tendência é utilizar nas linhas de montagem de placas eletrônicas um tipo de solda sem chumbo, conhecida como Lead Free, que é menos tóxica. A adoção da solda Lead Free no processo de produção se alinha a norma ISO 14.000, que estabelece os parâmetros em relação ao desenvolvimento de produtos e processos que causem pouco impacto ao meio ambiente.

Solda Lead Free na Golden Plac

Desde 2006 a União Européia tem proibido que os países membros da comunidade importem produtos eletroeletrônicos com metais pesados. Nos EUA, existe uma restrição similar desde 2007. Dessa forma, além da consciência ambiental, que toda empresa deveria ter, existe um motivo comercial para que mais players da indústria de montagem de placas eletrônicas adotem o Lead Free.

No Brasil, ainda não existe uma legislação ou norma específica sobre a adoção dessa tecnologia, porém muitas empresas do setor de montagem de placas eletrônicas, como a Golden Plac, começaram a utilizar a solda Lead Free em seu processo produtivo.

Para saber mais sobre a utilização da solda Lead Free pela Golden Plac e outras informações sobre a estrutura da empresa, entre em contato através do telefone 11 5811-0600 ou clique aqui para enviar uma mensagem por e-mail.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *