Você já parou para pensar em como funciona uma fábrica de placas eletrônicas? A verdade é que poucas pessoas levam em consideração esse quesito. Porém, o mesmo tem grande importância quando o assunto é o sucesso do seu projeto. Independente da validação do produto ou de sua quantidade, cuidar de todos os detalhes faz toda a diferença para que se tenha um resultado final como o esperado.

Para que você entenda como funciona a criação de protótipos ou grandes lotes, iremos compartilhar em detalhes o processo que toda fábrica de placas eletrônicas de confiança deve fazer para garantir um bom resultado. Ficou curioso? Vamos lá!

Imagem: Pexels

O processo feito por uma fábrica de placas eletrônicas começa antes da produção

É isso mesmo, todo o processo começa antes mesmo da produção. Garantir a organização de todos os processos e insumos faz toda a diferença para o projeto. Os padrões estabelecidos pela engenharia ou pelo próprio cliente são seguidos à risca para que não se tenha erros.

Antes que o processo seja iniciado, documentos com informações importantes são recebidos, mostrando detalhes sobre estrutura, instruções de montagem e demais processos. Esse passo é essencial para que os funcionários sejam bem orientados e para que as máquinas sejam programadas de maneira correta.

Depois que os documentos estão em ordem é hora de receber os materiais. Um processo rigoroso de conferência é feito, além da inspeção para garantir a melhor qualidade do produto final. Depois de conferidos, os materiais são separados e guardados de acordo com suas especificações e, posteriormente, seguem para a linha de produção.

Produção feita por uma fábrica de placas eletrônicas

Todo o processo que descrevemos anteriormente é essencial para que este funcione corretamente. Na produção podemos encontrar dois processos diferentes: a linha SMD e PTH.

Na linha SMD o primeiro passo é realizar a gravação do código sobre cada placa. Posteriormente, faz-se a aplicação de pasta de solda, seguida de uma inspeção para garantir que tudo está saindo como o planejado. Depois é inserido, automaticamente, os demais componentes, seguindo da soldagem e a inspeção automática dos componentes.

Já na linha PTH o primeiro passo é a realização da pré-forma dos componentes. Em seguida, faz-se a montagem e soldagem dos componentes garantindo a qualidade do projeto.

O próximo passo é a pós-produção

Em ambas as linhas citadas uma rigorosa inspeção final é feita. Alguns critérios são estabelecidos pelo setor de qualidade da empresa, fazendo a devida inspeção peça por peça.

Testes funcionais podem ser feitos e costumam ser muito solicitados pelos clientes. Para que os testes sejam feitos o cliente envia uma ou mais amostras do hardware oficial. O processo é feito peça por peça e caso algum problema seja detectado a mesma é aberta para manutenção.

O cliente ainda pode solicitar o conformal coating. Essa atividade é capaz de promover o isolamento térmico da placa bem como de seus componentes. Também pode ser muito viável para proteger a peça contra umidade, poeira e outras substâncias antioxidantes.

Por fim, a entrega para o cliente

Antes de sair de uma fábrica de placas eletrônicas a peça passa pela auditoria de qualidade. A intenção é que o produto seja novamente inspecionado antes de chegar ao cliente, garantindo, sobretudo, a sua qualidade.

Depois da inspeção feita é hora da expedição do pedido. Neste momento a empresa se encarrega de embalar cada peça e identificá-la, levando em consideração os pontos pré-estabelecidos na documentação inicial.

É importante lembrar que para que todo o processo dê certo uma boa parceria entre o contratante e a fábrica de placas eletrônicas deve ser estabelecida. Uma boa comunicação, prazos estabelecidos e entendimento das exigências são imprescindíveis. Quando a parceria acontece ambos os lados saem ganhando.

Está a procura da melhor fábrica de placas eletrônicas da região? Nós da Golden Plac somos a opção certa para você! Estamos sempre comprometidos com você cliente e garantimos capacidade técnica, profissionais especializados e tecnologia de primeira linha para elaborar seu projeto.

Que tal nos conhecer mais de perto? Estamos à sua disposição! Fale conosco pelo (11) 5811-0600 ou clique aqui para nos encaminhar um e-mail e saber mais sobre nossos serviços relacionados a placas e equipamentos eletrônicos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *