Quando o assunto é placas eletrônicas é importante que a montadora saiba encontrar, com excelência, qualquer tipo de defeito. Na prática, diversas técnicas são usadas para que erros sejam evitados. Portanto, quando se há uma gestão com profissionais capacitados, ao menor erro encontrado, alterações podem ser feitas, garantindo que o mesmo não se repita.

Os erros costumam custar caro para as indústrias! Por isso, montamos esse artigo destacando a importância de ter bem alinhado todos os processos até o resultado final das placas eletrônicas. Vem com a gente para as próximas linhas e confira cada detalhe.

Foto: This Is Engineering/Pexels

Como os defeitos das placas eletrônicas são encontrados?

Podemos afirmar que um dos maiores erros cometidos durante a montagem de placas eletrônicas ficam no momento da aplicação da pasta de solda. De uma maneira geral, cerca de 70% dos erros acontecem nessa etapa. Este fato gera, sobretudo, preocupações, pois os pads que precisam da pasta de solda “casam” perfeitamente com as aberturas do estêncil. O processo é considerado simples, mas diversos cuidados são necessários para que tudo saia como o planejado.

Mesmo a pasta de solda tendo uma porcentagem maior, ela não é o único problema que pode vir a acontecer durante o processo de confecção das placas eletrônicas.

Mas onde está o defeito?

Saber onde encontrar o defeito é o primeiro passo para resolver o problema. Como citamos anteriormente, a pasta de solda é uma grande opção, mas não a única. É importante que a equipe de montagem das placas eletrônicas adotem uma boa metodologia para a investigação de erros. Assim, cada um dos itens podem ser verificados separadamente. Essa metodologia irá depender, sobretudo, de como funciona o processo de montagem. Entretanto, de maneira geral, podemos destacar alguns itens que merecem atenção especial.

De olho nas máquinas das placas eletrônicas

É importante que se observe se todas as máquinas estão funcionando corretamente. A manutenção e calibragem das máquinas são de extrema importância e não devem ser esquecidas. Caso este passo não seja feito, uma maior dificuldade em encontrar os defeitos das placas eletrônicas pode ser gerada. Tudo está em dia? Então esse item pode ser descartado e você pode seguir para outra opção.

A falha humana também pode acontecer

Assim como toda empresa, algumas etapas da confecção das placas eletrônicas exigem a intervenção humana. Portanto, é importante que toda a equipe esteja alinhada com cada detalhe. A falta de comunicação ou entendimento pode gerar erros e grandes contratempos.

Erros no projeto das placas eletrônica

Sim, é possível que um erro tenha acontecido na concepção do projeto e não na sua produção. Nesse caso, é necessário que todo o layout da placa seja alterado. Por isso, ressaltamos a importância de ter profissionais capacitados em protótipos.

Os testes certos para as placas eletrônicas evitam erros

Existem diversos equipamentos e técnicas capazes de detectar erros e defeitos. Eles são itens fundamentais para que as placas eletrônicas não saiam da montadora apresentando defeitos.

O Boundary scan é um dos métodos que podemos citar. Ele é capaz de testar interconectores, tanto de placas de circuito impresso quanto de sub-blocos dentro de um circuito integrado. Os pinos de circuito integrado também podem ser observados por este método com grande eficácia.

O teste funcional é feito diretamente no produto pronto, ou seja, da forma que o consumidor final irá usar. É um teste de extrema eficiência e permite, sobretudo, que situações reais sejam testadas. Quando esse teste não é feito, é possível que alguma insuficiência seja apresentada no uso do produto.

Por fim, o teste elétrico com cama de pregos é feito por meio de um gabarito contendo agulhas. Medições em pontos específicos podem ser feitas por meio desse teste das placas eletrônicas. Os equipamentos certos são necessários para o sucesso do mesmo.

Enfim, encontrar defeitos nas placas eletrônicas é possível com o preparo e equipamentos certo. Além disso, é essencial escolher a empresa certa para a confecção das placas. E quando o assunto é qualidade nós da Golden Plac estamos na frente! Confira nossos serviços mais de perto e faça seu pedido, clicando aqui.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *